Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Alivie os sintomas da menopausa: autocuidado e soluções naturais 

A menopausa, ou climatério, é definida pela Organização Mundial da Saúde como uma fase da vida. Por si só, ela não é um processo patológico, apenas o marco do fim do período reprodutivo do corpo feminino. No entanto, essa etapa pode estar acompanhada de sintomas descorfortáveis. Veja como aliviá-los

Os primeiros sintomas da menopausa costumam ser sentidos por volta dos 48 aos 50 anos de idade. Cada corpo tem sua própria maneira de enfrentar o processo: alguns sofrem em maior ou menor intensidade, enquanto outros não apresentam nenhuma queixa. De qualquer forma, a fase merece um cuidado especial, a fim de não causar impacto na qualidade de vida.  

Historicamente, a saúde da mulher é um tópico subrepresentado academicamente. Por exemplo, no Brasil, os estudos avançaram na área por volta dos nos 80. Com isso, tem-se descoberto recentemente mais restrições e malefícios relacionados a tratamentos hormonais como anticoncepcionais e reposição, o que tem afastado a preferência da população por esses sistemas.  

A seguir, conheça mais sobre os sintomas da menopausa e saiba como aliviá-los com hábitos saudáveis e recursos naturais como alternativa.  

Sintomas da menopausa

Os estudos atuais reforçam que os sintomas e problemas da mulher neste período refletem não só uma perspectiva endócrina, mas também circunstâncias sociais e pessoais¹. Esse fator, somado a singularidade dos corpos gera uma gama extensa de possíveis sinais da menopausa.  

Além de diversas, as sensações podem ser incompreensíveis e difíceis de identificar e descrever. No geral, o início da fase é marcado pelos sintomas neuropsíquicos: 

  • Distúrbios vasomotores¹ 
  • Cefaléia¹ 
  • Ansiedade¹_² 
  • Depressão¹ 
  • Fadiga¹ 
  • Insônia¹ 
  • Diminuição da libido¹_² 
  • Irritabilidade² 

Também são comuns: 

  • Ondas de calor²_¹ 
  • Rubor² 
  • Desordem súbida de transpiração ² 
  • Calafrios²_¹ 
  • Palpitações² 
  • Sensação de pressão na cabeça e no peito² 
  • Asfixia² 
  • Falta de concentração²_¹ 

É importante notar que existem muitas possibilidades na forma de aliviar esse estado, porém se trata de um processo de tranformação, os sintomas vão se modificando até que um novo equlibrio seja encontrado.  

alivio-dos-sintomas-da-menopausa-1
O ginseng é um dos ativos naturais presentes na fórmula Menopausa, da DNTRO

O que a menopausa causa no corpo?

É um processo natural fisiológico que ocorre no corpo feminino e resulta em depleção do folículo ovariano4, ou seja, fim da produção dos óvulos. Há uma queda na produção de hormônio feminino na menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona despencam, gerando consequências fisiológicas e sintomas variados que podem impactar diretamente nas funções diárias da mulher4.

Como passar pela menopausa com qualidade de vida?

A terapia hormonal da menopausa é considerada  o  principal  tratamento  de  alívio  nesses  casos  em  que  sintomas  atrapalham  a  vivência  na sociedade.

No entanto, essa forma de reposição apresenta riscos e beneficios a depender do tempo  de  menopausa  e  faixa  etária  da paciente. Entre  os  principais  riscos supostamente  oferecidos  ou  aumentados que  são  discutidos atualmente estão o câncer de mama, acidente vascular cerebral, tromboembolismo, entre outros4.  

Então, afinal, como passar pela menopausa com qualidade de vida? Por causa dos efeitos colaterais e riscos do tratamento convencional, a medicina complementar e alternativa se mostra uma opção cada vez mais procurada para os sintomas indesejados da menopausa³. Alguns ingredientes encontrtados na natureza podem ser de grande ajuda.  

Amora5, Cimicífuga Racemosa7, Alcaçuz6 Maca Peruana8, Yam Mexicano9 e Ginseng Siberiano8 são ativos 100% naturais presentes na fórmula Menopausa, da DNTRO. Juntos eles são capazes de:  

  • Ajudar na reposição de hormônios perdidos durante a menopausa 
  • Equilibrar sistemas internos 
  • Oferecer ânimo e disposição 
  • Aliviar os sintomas do período climatério 

Apesar dos desafios, o imprescindível nesta etapa da vida é manter a tranquilidade e o autocuidado. O próprio Ministério da Saúde recomenda o investimento no autocuidado, com medidas simples como não fumar, garantir um sono adequado, tomar sol pela manhã ou cuidar da pele, especialmente no climatério, onde as pequenas mudanças, se bem conduzidas, proporcionam resultados bastante positivos¹. 

Respeite o tempo do seu corpo, busque entender as suas necessidades e acolha-se. Caso necessário, não deixe de procurar profissionais e recursos que podem tornar o momento mais sereno, mas sempre com embasamento científico seguro.    

Referências

  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.  
  1. KARGOZAR, R.; AZIZI, H.; SALARI, R. A review of effective herbal medicines in controlling menopausal symptoms. Electronic physician, 2017, v. 9, n. 11, p. 5826. 
  1. BALTOKOSKI, Kenderly Camila; DE LIMA NASCIMENTO, Maísa Cristina; DA SILVA, Gustavo Maximiliano Dutra. Efeitos da aromaterapia nos sintomas da menopausa: uma revisão integrativa da literatura Effects of aromatherapy on menopausal symptoms: an integrative. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 25520-25538, 2022. 
  1. LouzadaG. V., OliveiraC. R. V., LouzadaI. V., CastroJ. V. G. de, & ReisB. C. C. (2023). Os efeitos da terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa. Revista Eletrônica Acervo Médico, 2023 
  1. COSTA J. P. L. et al. Randomized double-blind placebo-controlled trial of the effect of Morus nigra L. (black mulberry) leaf powder on symptoms and quality of life among climacteric women. Int J Gynecol Obstet. 2020; 148: 243–252. 
  1. GUIDONI¹, Camile; FIGUEIREDO¹, Fabíola T.; SILVA, Ary G. Plantas contendo isoflavonas no tratamento da síndrome da menopausa e nos distúrbios do climatério. 2007. 
  1. SILVA, A. G. et al. Avanços na elucidação dos mecanismos de ação de Cimicifuga racemosa (L.) Nutt. nos sintomas do climatério. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 11, p. 455-464, 2009. 
  1. TEIXEIRA, Ana Thalia Ribeiro de Castro; VALE, Brenda de Oliveira Carvalho do. Análise dos efeitos afrodisíacos do Ginseng e da maca peruana na sexualidade-uma revisão de literatura. 2021. 
  1. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª. Edição. Buenos Aires: ISIS Ediciones, 1998. 

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email