Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Alcachofra_Biodiversidade Dntro

Biodiversidade

Alcachofra

Nome cientifico: Cynara scolymus L, Cynara cardunculus L.
Nome popular: Alcachofra, cachofra, alcachofra hortense, carciofo, alcachofra rosa, artischoke

A Alcachofra, Cynara Scolymus L., é uma planta originária do Mediterrâneo e pertencente à família Asteraceae. Primeiramente, considerada por muito tempo como hortaliça rara, suas atividades farmacológicas aplicadas na medicina auxiliam no trato digestivo completo. Em resumo, é hepatoprotetora, diurética e antioxidante.

A Alcachofra é uma planta de porte herbáceo, contendo uma esplêndida flor arroxeada no topo de um longo caule. Decerto nativa do Mediterraneo e cultivada no Brasil, a Cynara scolymus L. vem sendo difundida por todo o mundo devido suas atividades biológicas empregadas na medicina e indústrias alimentícias. Sobretudo a cinarina é seu ativo principal, responsável por respostas hipolipidêmica, hepatoprotetora, colerética, colagoga e antioxidante.

A saber, os principais constituintes químicos da Alcachofra são os polifenóis, principalmente os flavonóides – certamente fundamentais pela ação protetora contra os radicais livres e neutralização de certas substâncias que danificam as células saudáveis do nosso corpo. Nesse sentido, os efeitos medicinais provêm de outros 22 metabólitos presentes em sua composição, contribuindo no aumento da produção de bile pelo fígado, digestão de gorduras e eliminação de toxinas pelo bolo fecal. Garantindo proteção e regeneração das células hepáticas e, principalmente, ação diurética que auxilia a eliminação de substâncias tóxicas decorrentes dos processos naturais das células.

Por conseguinte, analises indicaram que o consumo de Alcachofra pode aumentar a eficiência metabólica do fígado, diminuir a taxa de colesterol, possuir ação no sistema digestivo diminuindo a concentração de ureia. Bem como, de estimular o aumento da secreção biliar, favorecer uma maior e melhor digestão, auxiliar na diminuição do colesterol, ureia, no trato digestivo, e apontar efeitos antianêmico, diurético, remineralizante, tônico e laxativo.

Referências:

1. ÁVILA, L.C.; Índice terapêutico fitoterápico-ITF. 2ª ed. Petropolis, RJ. 2013.2. NOLDIN, V. F. et al. Composição química e atividades biológicas das folhas de Cynara scolymus L. (alcachofra) cultivada no Brasil. Química Nova, v. 26, n. 3, p. 331-334, 2003.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email