Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Boldo do Chile Dntro

Biodiversidade

Boldo De Chile

Nome cientifico: Peumus boldus L., Peumus fragrans, Ruizia fragrans, Boldoa fragrans, Boldus chilensis
Nome popular: Boldo de Chile, Boldo Chileno, Boldo, Boldoa-fragrans e Boldu.
O Boldo de Chile é uma planta originária do Chile, por isso a nomenclatura, pertencente à família Monimiaceae. Suas principais aplicações farmacológicas são para distúrbios hepáticos e intestinais.

Existem 5 tipos da planta boldo, porém os mais comuns e utilizados no Brasil são o Boldo do Chile e o Boldo da Terra, e suas árvores podem atingir até 15 metros de altura. As principais substâncias ativas do boldo incluem boldina, ácido rosmarínico e a forscolina.

A boldina é um alcaloide responsável pelo efeito protetor do trato gastrointestinal, favorecendo e participando de ações nas secreções gástricas e biliares, além dos movimentos intestinais. O boldo possui amplo reconhecimento pela proteção oferecida às células do fígado eventualmente sobrecarregadas, mas também ajuda na redução de gases, casos de constipação e eliminação de toxinas indesejadas.

O Boldo é indicado para cistite, reumatismo, estimulante digestivo e para o tratamento da colelitíase. Estudos demonstraram que a boldina – um dos alcaloides do boldo – possui efeito relaxante sobre o íleo, facilita a digestão, antiespasmódico, para tratamentos como a cistite, cálculos biliares, diurese e colelitíase com dor.

Além das propriedades hepatoprotetoras, o boldo também nos proporciona efeitos diuréticos, anti-inflamatórios e antioxidantes, estimulando os sucos gástricos e a produção de bile pelo fígado enquanto beneficia a digestão e absorção de certas gorduras e vitaminas.

Referências:

1. PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª edição. 1998.2. OLIVEIRA, F.; AKISUE, G.; AKISUE, M. K. Farmacognosia. 1ª edição. 1996.3. SCHWANZ, M. et al. Caracterização farmacobotânica de Peumus boldus (Monimiaceae) e avaliação de atividades biológicas do alcaloide boldina. Lat. Am. J. Pharm, v. 27, n. 6, p. 871-9, 2008.4. LAZAROTTO, Maísa Schneider et al. BENEFÍCIOS E PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE PEUMUS BOLDUS (BOLDO-DO-CHILE) COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA. Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas, v. 5, n. 1, p. 35-42, 2021.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email