Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Camu-Camu dntro

Biodiversidade

Camu Camu

Nome cientifico: Myrciaria dubia, M. caurenisis, M. divarticaaata, M. lanceolatta
Nome popular: Camu-camu, caçari, araça-d’água, camocamo ou camucamu
O Camu-camu é uma pequena arvore frutífera originária da Amazonia, rico em vitamina C, principalmente na casca de seu fruto. É uma fonte de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

A Myciaria dubia mais conhecida como Camu-camu, é nativa da floresta Amazônica brasileira, porém também se encontra na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

A árvore de origem brasileira do camu-camuzeiro atinge entre 3 e 6 metros de altura e frutifica de novembro até março, sendo que grande parte da colheita é exportada para o Japão e Europa principalmente.

Pertencente à mesma família de origem brasileira que a fruta jabuticaba, o Camu Camu é uma espécie de fruta silvestre de proporção pequena e colocação avermelhada, encontrada na Amazônia e considerada a fruta mais rica em vitamina C do Brasil, contendo até 40 vezes mais vitamina C do que a laranja, o que dificulta o consumo do fruto in natura, por ser muito ácido. Suas propriedades funcionais variam entre antioxidante, nutritivo, adstringente, rejuvenescedor, nutracêutico e fortalecedor do sistema imunológico.

Devido seu alto teor em vitamina C, a camu-camu é usufruída potencialmente em alimentos, cosméticos e fármacos. A vitamina C (ácido ascórbico) conduz na formação do colágeno – que previne o envelhecimento dos tecidos além de condicionar maior hidratação – e tem participação em processos de oxido redução, aumentando assim a absorção do ferro e combatendo a intervenção de radicais livres. A vitamina C, ou ácido ascórbico, age combatendo com eficiência os radicais livres, ajudando o funcionamento das células e sistema imunológico, além dos processos causadores do envelhecimento precoce.

O Camu Camu possui propriedades antioxidantes por ser fonte de b-caroteno, fenólicos e minerais naturais como potássio, ferro, cálculo e fósforo, além de aminoácidos como serina e valina.

O alto valor nutricional do Camu Camu o classifica como uma superfruta, sendo que sua alta concentração de polifenóis é responsável pelos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, enquanto os flavonoides e taninos encontrados no fruto são eficazes na contribuição do processo digestivo colaborado pelas enzimas a-amilase e a-glucosidase. O bom funcionamento do processo digestivo é tão importante na redução de gorduras e açúcar no sangue quanto no crescimento e fortalecimento das extremidades do corpo como unhas e cabelos.

Referências:

1. ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013.2. SANTILLÁN VARGAS, Zoila Beatriz. Beneficios potenciales del camu-camu, acerola y marañón como alimentos funcionales naturales. 2017.3. ARELLANO-ACUÑA, Ericka; ROJAS-ZAVALETA, Irvin; PAUCAR-MENACHO, Luz María. Camu-camu (Myrciaria dubia): Fruta tropical de excelentes propiedades funcionales que ayudan a mejorar la calidad de vida. Scientia Agropecuaria, v. 7, n. 4, p. 433-443, 2016.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email