Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Biodiversidade

Castanha do Brasil – Selênio

Nome cientifico: Bertholletia excelsa
Nome popular: Castanha do Brasil, castanha da Amazônia, castanha do Acre, castanha do Pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi
A castanheira é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, sua semente. É uma árvore da família botânica Lecythidaceae, endêmica da Floresta Amazônica. Nutricionalmente, as Bertholletia excelsa são ricas em selênio.

As castanhas produzidas no Brasil são mundialmente reconhecidas como excelentes fontes naturais de selênio, um mineral com alto poder antioxidante.

O selênio pode ser extraído e/ou encontrado principalmente na castanha do Pará, e auxilia o organismo a produzir o colágeno e a elastina – estruturas formadoras da pele, articulações e tecidos. Atuando como antioxidante, o selênio também apoia os processos celulares referentes à regulação hormonal, favorecendo o bom funcionamento da glândula tireoide ao incentivar a conversão do hormônio T4 em sua forma ativa (T3).

É mineral obtido pela síntese com o aminoácido l-glicina, encontrado na forma de aminoácidos selenocisteína, essencial para a maioria das formas de vida. Este não metal de número atômico 34, está classificado pelo símbolo “Se” conforme a tabela periódica dos elementos, e possui o papel biológico de micronutriente.

O micronutriente selênio é um dos minerais mais essenciais à vida, sua suplementação está relacionada ao crescimento, fertilidade e prevenção de doenças já que ele tem grande participação em ações enzimáticas e metabólicas. Ele tem envolvimento em processos biológicos de suma importância, tais como: sistema imunológico, biossíntese da ubiquinona e do ATP. O selênio compõe as enzimas responsáveis pela proteção dos glóbulos vermelhos – que transportam oxigênio para os órgãos – e possui ação antioxidante combatendo danos oxidativos através de sua interação com a glutationa peroxidase.

Estudos revelam que o consumo de selênio pode conferir um crescimento forte, saudável e regular dos cabelos devido à ação antioxidante que vai conferir proteção aos folículos capilares. Outro ponto importante, é que o selênio vai ajudar a converter as proteínas necessárias para os cabelos e unhas, além de melhorias significativas em processos metabólicos celulares, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

Referências:

1. CRUZ, Patricia et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in Nutritional Sciences, v. 1, n. 1, p. 33-40, 2020.2. VIARO, Renata Schneider; VIARO, Maurício Schneider; FLECK, Juliana. A importância bioquímica do selênio para o organismo humano. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 2, n. 1, p. 17-21, 2001.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email