Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Extrato de Cavalinha Dntro

Biodiversidade

Cavalinha

Nome cientifico: Equisetum arvense L.
Nome popular: Cavalinha, cola-de-cavalo, erva-canudo, rabo-de-cavalo
A Cavalinha é uma planta nativa da região europeia e pertencente à família Equisetaceae. Muito utilizada na medicina tradicional como diurética, hemostática, anti-inflamatória e remineralizante.

A Cavalinha é uma planta nativa milenar que cresce nas áreas pantanosas e úmidas de quase todo o território brasileiro. Suas ramificações longas explicam o sentido do seu nome popular “rabo-de-cavalo”, por se assemelharem aos fios compridos da cauda equina.

Devido ao seu alto conteúdo mineral, principalmente silício, potássio, cálcio, fósforo e manganês, além de ácido silícico, flavonoides, alcaloides, taninos, fitosteroides, ácidos graxos – os Ômegas (linoleico, linólico e oleico) aconitínico, benzóico, málico, gálico, péctico, vitamina C e lignanos, a cavalinha pode recompor o tecido conjuntivo, aumentando a atividade dos fibroblastos e células dos tecidos, ossos, músculos e articulações. Esta planta é considerada um dos melhores diuréticos de origem vegetal, potencializando a elasticidade dos tecidos moles sem interferir no equilíbrio dos sais minerais do corpo.

Estudos comprovaram sua eficácia para tratar distúrbios do trato genito-urinários e respiratórios, sendo empregada também na terapia relacionada a infecções dos rins, bexiga, anemia e consolidação óssea em fraturas. Além de suas ações adstringente, diurética, hemostática, anti-inflamatória, e remineralizante, a cavalinha pode estimular o desenvolvimento das fibras colágenas e elastina.

Referências:

1. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones. 1998.2. LORENZI, H., MATOS, F.F.A., Plantas Medicinais no Brasil. Nativas e Exóticas. Instituo Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2002.3. CARNEIRO, Danilo Maciel et al. Avaliação da atividade diurética e segurança do uso da Equisetum arvense L.(Cavalinha) em humanos saudáveis. 2012.4. MELLO, Melissa; BUDEL, Jane Manfron. Equisetum L.(Equisetaceae): Ama revisão. Cadernos da Escola de Saúde, v. 1, n. 9, 2013.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email