Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

chá verde dntro

Biodiversidade

Chá Verde

Nome cientifico: Camellia sinensis (L.) Kuntze
Nome popular: Chá Verde; Green Tea
O Chá Verde é um arbusto de pequeno porte, originário da Ásia e pertencente à família Theaceae. Destaca-se como uma das substâncias mais consumidas no mundo devido suas atribuições biológicas, tais como: antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, hepatoprotetora e antimutagênica.

O Chá Verde é a bebida mais consumida no mundo, depois da água, contendo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, antidiabéticas e antimutagênicas (evitam que as células percam a sua forma, ou função original saudável), além de potencial antibacteriano e antiviral.

Os flavonóides do chá verde, principalmente as catequinas, são antioxidantes com poder de estabilizar radicais livres, eventualmente diminuindo os riscos de algumas doenças crônicas, e aumentando a qualidade e expectativa de vida das pessoas.Encontra-se também no chá verde a cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácidos e certos micronutrientes como as vitaminas B, E, C e minerais como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro que são responsáveis pelas propriedades funcionais do chá verde. Estes micronutrientes são essenciais nas funções celulares do organismo todo, ou seja, as células dependem destes micronutrientes para que seus processos ocorram de maneira saudável e equilibrada no organismo.

De acordo com a ANVISA, pode-se definir o chá verde como um alimento funcional, aquele o qual além de promover funções nutritivas, também ocasiona efeitos benéficos a saúde como, por exemplo, redução dos riscos a doenças crônicas, cardiovasculares, enfermidades inflamatórias, além de ser um protetor de uso tópico para prevenção de radiações e fotoenvelhecimento.

Referências:

1. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones. 1998.2. SAIGG, Nayane Lins; SILVA, Maria Claudia. Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana. Universitas: Ciências da Saúde, v. 7, n. 1, p. 69-89, 2009.3. BRAZ, Alessandra de Sousa et al. Uso da terapia não farmacológica, medicina alternativa e complementar na fibromialgia. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 51, p. 275-282, 2011.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email