Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

crataegus dntro

Biodiversidade

Crataegus

Nome cientifico: Crataegus oxyacantha L., C. monogyna Jacq., C. laevigata DC.
Nome popular: Crataegus, Espinheiro Albar, Pirliteiro, Hawthorn.

O Crataegus (Crataegus oxyacantha) é uma árvore pequena, da família das Rosáceas, de aroma intenso, e que aparece em quase toda a Europa, costa atlântica até o oeste da Ásia, América do Norte e Norte da África. Possui duas atividades terapêuticas principais: Cardiovascular e sobre o Sistema Nervoso Central.

O crataegus é originário da Europa, muito empregado na fitoterapia devido às suas ações no sistema cardíaco, muscular, antioxidante e antiespasmódico. Esta árvore de porte pequeno, florida e cujo aroma intenso destaca-se durante o verão, também é popularmente conhecida como “a planta do coração.” Suas demais denominações incluem espinheiro alvar ou pilriteiro, e sua erva é aproveitada para fins culinários e terapêuticos. As propriedades desta planta ajudam a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol, ajudando as funções do coração e dos vasos sanguíneos.

Das folhas, sementes, bagas e flores da Crataegus obtemos fitonutrientes, flavonoides, proantocianidinas oligoméricas (OPCs), saponinas e ácidos fenólicos que beneficiam a saúde do coração. Mencionados agentes são poderosos antioxidantes que ajudam a reduzir os radicais livres, promover a circulação e apoiar a saúde normal das artérias, simultaneamente incentivando os mecanismos naturais de cura. Os bioflavonóides presentes nesta planta são responsáveis por aumentar a vasodilatação periférica e coronária, além de combater a hipotensão, taquicardia, insuficiência cardíaca, hipertensão, melhorar o fluxo sanguíneo, a nutrição do miocárdio e a contratilidade cardíaca. Outras funções de importância são a ação anti-inflamatória, hepatoprotetora, antitumoral e antimicrobiana.

Entre os diversos efeitos desta planta, verifica-se a melhora do preenchimento de sangue pelo coração e até mesmo do seu bombeamento, além do controle da pressão do sangue que transita pelas artérias do corpo e diminuição do acúmulo do composto gorduroso colesterol.

Também se evidencia resultados positivos da Crataegus com relação à ação defensora das células contra o envelhecimento causado por radicais livres.

Referências:

1. WANG, Jie; XIONG, Xingjiang; FENG, Bo. Effect of crataegus usage in cardiovascular disease prevention: an evidence-based approach. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2013, 2013.2. WU, Jiaqi et al. Crataegus pinnatifida: chemical constituents, pharmacology, and potential applications. Molecules, v. 19, n. 2, p. 1685-1712, 2014.3. KUMAR, Dinesh et al. The genus Crataegus: chemical and pharmacological perspectives. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 22, p. 1187-1200, 2012.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email