Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

espinheira santa dntro

Biodiversidade

Espinheira Santa

Nome cientifico: Maytenus ilicifolia M., Maytenus buchananni L.
Nome popular: Espinheira Santa, Cancrosa, Cominho-do-campo, Espinho-de-Deus
Oriunda do Brasil, a Espinheira Santa é uma planta pertencente à família Celastraceae, amplamente aplicada na medicina para problemas de gastrite, úlceras e indigestão.

A espinheira santa é uma árvore nativa da região sul do Brasil, e suas folhas espinhosas possuem princípios ativos relacionados aos efeitos antibacterianos, antissépticos, cicatrizantes, antioxidantes e anti-infecciosos.

Esta planta é tradicionalmente utilizada no combate a úlceras gástricas, azias, refluxos e dores no estomago, considerando seus efeitos protetores da mucosa gástrica e diminuição da secreção ácida do estômago. Importante para reestabelecer o equilíbrio no organismo, esta planta beneficia o estômago e pode evitar a fermentação e formação de gases. A regulação das funções estomacais por meio da utilização da espinheira santa se deve principalmente pela ação dos princípios ativos taninos, ácidos fenólicos, flavonóides e terpenos.

A Maytenus ilicifolia M. conhecida popularmente como Espinheira santa, é nativa do Brasil com maior ocorrência nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Devido seu teor medicinal, é considerada uma planta de coleta e conservação. Estudos liderados pela Central de Medicamentos do Ministério da Saúde, concluíram que suas principais aplicações são para problemas gástricos e úlceras. Na medicina herbalística os extratos da espinheira santa também são eficientes na recomposição da flora intestinal, como antibacteriano, com ação laxativa e ainda auxilia na eliminação de toxinas presentes nos rins e na pele.

Referências:

1. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª edição. Isis Ediciones. Buenos Aires. 1998.2. COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. 2ª edição. 1994.3. LEITE, J.P.V. et al. Constituents from Maytenus ilicifolia leaves and bioguided4. fractionation for gastroprotective activity. J. Braz. Chem. Soc., São Paulo, v. 21, n. 2, 2010.5. MARIOT, M. P.; BARBIERI, R. L. Metabólitos secundários e propriedades medicinais da espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss. e M. aquifolium Mart.). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 9, n. 3, p. 89-99, 2007.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email