Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

ginseng coreano

Biodiversidade

Ginseng Coreano

Nome cientifico: Panax ginseng
Nome popular: Ginseng ou ginseng coreano
O ginseng coreano é uma planta nativa do nordeste da China e Coreia do Norte, pertence à família Araliaceae. Considerado fitoterápico adaptogéno, suas atividades biológicas são extensivas na literatura e aplicadas medicinalmente como estimulante e neuroprotetor.

Originário da China, Manchúria e Coreia do Norte, o nome “ginseng” provém de um termo chinês cujo significado é “raiz-homem” devido à sua aparência semelhante ao corpo humano.

Faz parte de uma família herbácea de curto comprimento, e mais rara de ser encontrada espontaneamente na natureza. O ginseng é utilizado há mais de 3000 anos, e sua raiz produz efeitos estimulantes naturais, antioxidantes, antivirais e antiestresse. Entre seus componentes, os ginsennósidos, polissacarídeos, polienos e flavonóides potencializam a capacidade de defesa do organismo frente a agressores externos, promovendo vigor físico e aumento das capacidades cognitivas. O ginseng defende o organismo contra agentes infecciosos, aumentando a resistência muscular, vigor e capacidade física para suportar qualquer rotina diária.

Conhecido como elixir da longa vida, evidencia-se o uso do ginseng como estimulante, reconstituinte, e gerador de vitalidade. Além de ser indicado como estimulante, o ginseng promove efeitos relaxantes ao sistema nervoso central, ajudando o corpo a suportar a pressão da rotina diária, e melhorando estados de debilidade como por exemplo após uma doença ou durante a velhice. São inúmeros fatores positivos implicados no uso dessa poderosa raiz, cuja magnitude ainda proporciona vigor muscular, aumento das capacidades físicas e cognitivas e efeitos antioxidantes.

O ginseng coreano é considerado afrodisíaco pois aumenta a libido na medida em que afeta a circulação de esteróides pelo corpo e eleva a produção dos hormônios sexuais.

Certa pesquisa específica observou a capacidade do ginseng em reduzir a atividade simpaticomimética, induzindo a produção do ácido nítrico que causa o relaxamento do músculo liso, provocando vasodilatação, aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente a sensibilidade e a libido.

Referências:

1. ALONSO, J.R., Tratado de Fitomedicina.Isis Ediciones. 1998.2. FERNANDES, A. V. F. Ginseng (Panax ginseng). 2011. Tese de Doutorado. [sn].3. LU, Guanyu et al. Recent advances in panax ginseng CA Meyer as a herb for anti-fatigue: An effects and mechanisms review. Foods, v. 10, n. 5, p. 1030, 2021.4. READER’S DIGEST Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. 1º edição. 1983.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email