Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

maca peruana dntro

Biodiversidade

Maca Peruana

Nome cientifico: Lepidium meyenii Walpers ou Lepidium peruvianum G. Chacón
Nome popular: Maca, maca peruana, maca-pó, maca-andina, planta-maca, maca-ginseng, peruvian maca
A Maca Peruana é fitoterápico adaptogêno originario do Peru e pertencente à família Brassicaceae. Decerto, é uma das plantas mais aplicadas as questões de libido e sexualidade devido suas ações biológicas sobre o desempenho sexual, fertilidade e vitalidade.

Originária dos Andes e cultivada no Peru desde antes mesmo de os Incas formarem seu império. A saber, a Maca Peruana é utilizada para aumentar a vitalidade, promover a libido, aumentar a fertilidade e o desempenho sexual. Inegavelmente, este vegetal crucífero pode se adaptar às necessidades físicas do organismo, agindo principalmente como afrodisíaco natural, energético, e melhorando a concentração e a memória cerebral, além de estimular o sistema imunológico.

Além disso, nota-se seus efeitos sobre as glândulas produtoras dos hormônios estrogênio, progesterona e testosterona – ligados às funções sexuais. Contudo, haja vista que possui substâncias como a macaridina, macamidas e alcaloides cujas propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas, conferem uma maior libido e desempenho sexual, tanto para homens quanto para mulheres. Do mesmo modo, a Maca Peruana pode equilibrar e auxiliar na diminuição dos sintomas da menopausa, bem como na melhora da disfunção sexual associada ao climatério. De fato, certa pesquisa já indicou o uso da maca peruana para melhorias na disfunção erétil, melhorando o bem-estar e desejo sexual, além de benefícios antioxidantes, diminuição da fadiga e melhora na concentração e raciocínio. Bem como, a raiz ainda possui cálcio a magnésio, minerais essenciais na composição da massa óssea.

Notavelmente, os efeitos e benefícios da maca peruana ultrapassam os resultados tradicionais afrodisíacos, considerando que seu uso também apresenta vantagens aos indivíduos que praticam atividades físicas, podendo aumentar a resistência física, nível de energia e disposição, além de retardar a fadiga e potencializar os resultados dos treinos físicos. Surpreendentemente, a Maca Peruana conta com uma elevada quantidade de fibras em sua composição, como resultado, potencialmente diminui a absorção de glicose no organismo e reduz a inflamação associada a doenças crônicas como diabetes.

Referências:

1. ALONSO, J., Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004.2. FERRO, VICENTE DE OLIVEIRA. “Fundamentals of pharmacognosy and phytotherapy.” Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas 40.3 (2004): 443-443.3. TEIXEIRA, Ana Thalia Ribeiro de Castro; VALE, Brenda de Oliveira Carvalho do. Análise dos efeitos afrodisíacos do Ginseng e da maca peruana na sexualidade-uma revisão de literatura. 2021.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email