Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

oregano

Biodiversidade

Orégano

Nome cientifico: Origanum vulgare L.
Nome popular: Orégano, Manjerona, Baiana, Manjerona-silvestre, Orégão, Oregano.
O Orégano é uma planta originaria do sul da Europa até o oeste asiático, pertencente à família Lamiaceae, ele sugere ações estimulantes para o sistema nervoso, antioxidante, analgésico, espasmolítico e expectorante.

O Orégano é uma erva perene e aromática originaria do mediterrâneo que possui ações estimulantes ao sistema nervoso, antioxidante, analgésica, antiespasmódica e expectorante. Rico em carvacrol e timol, o orégano ajuda a neutralizar radicais livres oriundos de fatores externos que provocam danos celulares, além de favorecer a digestão por aumentar a produção dos sucos gástricos e aliviar dores musculares.

Estudos comprovaram que sua ingestão auxilia a amenizar dores provocadas por cólicas menstruais devido seu alto teor analgésico, bem como eventuais indigestões, problemas no trato estomacal, dores de cabeça, articulares e musculares. Verificou-se que o orégano pode também diminuir estresse, gastrite e promover ações antimicrobianas, antibacterianas, antivirais e antimicóticas.

O gênero Origanum foi identificado em 1754 pelo botânico Lineu, caracterizando-a como uma espécie vegetal comum em terras mais secas, apesar de ser cultivada atualmente no mundo todo. A Origanum vulgare L. é nativa das regiões do oriente médio, identificada no século XVI. As partes mais utilizadas são suas folhas e flores devido ao teor de compostos bioativos responsáveis por propriedades medicinais. Sua suplementação, comprovou-se através de estudos, auxilia em cólicas menstruais, indigestões, problemas no trato estomacal, dores de cabeça, articulares e musculares; além de melhorar sintomas de estresse, gastrite e anorexia.

Referências:

1. INDICE TERAPÊUTICO FITOTERÁPICO. Ervas Medicinais. 2ed. Petrópolis, RJ: EPUB, 2013. p. 353-354.2. LORENZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas Medicinais no Brasil Nativas e Exóticas. 2ªed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008. p.324.3. ALONSO, J, R. Tratado de Fitomedicinal. Editora Isis. 1998.4. PIRES, P.; DELGADO, F. M. G. Orégão-vulgar (Origanum vulgare L.): uma revisão. Agroforum: revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, v. 21, n. 31, p. 17-21, 2013.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email