Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Biodiversidade

Piperina

Nome cientifico: Piper nigrum L.
Nome popular: Pimenta preta, pimenta do reino.
A Piperina é um excelente anti-inflamatório encontrado na pimenta preta que, além de aumentar a absorção da Cúrcuma, eleva também a aproveitamento do selênio, vitaminas do complexo B e vitamina A.

A piperina é um composto orgânico encontrado na camada superficial dos frutos da pimenta preta, derivado da piperidina. Trata-se de uma substância cristalina, incolor e/ou encontrada na cor amarelo-bege, com um sabor picante e amargo. Seus principais benefícios são ações sobre o sistema imunológico.

A piperina é o alcalóide majoritário da planta e exerce o efeito terapêutico de promover ação efetiva sobre o sistema imunológico, como no caso de doenças que levam à imunossupressão, como a quimioterapia e radioterapia no tratamento de câncer. É reconhecido por apresentar atividade citotóxica, anti-inflamatória, antipirética, analgésica, antioxidante, antitumoral, antifúngica e bactericida.

Estudos também apontam que a combinação com a piperina resulta em um aumento de 2.000% de absorção da curcumina.

Na medicina chinesa e indiana, a piperina foi utilizada no tratamento de problemas digestivos por causar o aumento de sucos digestivos, amenizar dores nas articulações, doenças cardíacas, angina e gangrena. Estudos recentes também indicam que a piperina pode reduzir os níveis de gordura no sangue, facilitar a absorção de vitaminas e nutrientes como a vitamina A, betacaroteno, vitamina C, vitamina B6, entre outras, bem como estimular a produção de melanócitos que protegem o DNA.

Este composto fascinante pode reduzir os efeitos das substâncias químicas que acarretam mutações no material genético das células, além de ocasionar o crescimento da neurotransmissão da serotonina e da dopamina.

Referências:

1. Potencialidades da Piperina: um Estudo Realizado por Meio das Técnicas de Prospecção Científica e Tecnológica Piperine’s Potentials: a Study Carried out by Means of Scientific and Technological Prospection Techniques. A A C; França, A D; Pereira et al. Rev. Virtual Quim, 2021, 2.2. CARNEVALLI, Denise Bertin; DE ARAÚJO, Ana Paula Serra. Atividade Biológica da Pimenta Preta (Piper nigrun L.): revisão de literatura. Uniciências, v. 17, n. 1, 2013.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email