Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Valeriana

Biodiversidade

Valeriana

Nome cientifico: Valeriana officinalis L., Valeriana alternifolia Bunge, Valeriana baltica Pleijel.
Nome popular: Valeriana, baldriana, erva-de-são-Jorge, erva-de-gato, erva-de-amassar, valeriana-silvestre.
A Valeriana officinalis é uma planta de origem europeia e asiática setentrional, pertencente à família Valerianaceae. Essa planta medicinal possui propriedades terapêuticas, conhecidas desde o Renascimento, e é usada principalmente como sedativo moderado, como agente promotor do sono, no tratamento de distúrbios associados à ansiedade e no tratamento de convulsões. Atua no Sistema Nervoso Central (SNC) exercendo um leve efeito calmante, auxiliando também a regularização dos distúrbios do sono.

A Valeriana officinalis é usada como planta medicinal pelo menos desde o tempo dos antigos gregos e romanos. Hipócrates descreveu as suas propriedades, e mais tarde Galeno receitou-a como remédio para a insónia. É uma herbácea perene, encontrada em zonas temperadas do hemisfério norte, África e América do Sul, e logo descobriu-se efeitos farmacoterapêuticos como ansiolítico, tranquilizante e até anticonvulsivantes. A parte mais utilizada nos tratamentos é a raiz.

Entre seus componentes ativos, o ácido gama amino butírico (GABA), ácido valérico, alcalóides e valepotriatos atuam a favor da diminuição da atividade cerebral, promovendo serenidade e calmaria. No entanto, os ácidos valerênico e isovalérico na sua composição, aumentam a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, promovendo a sensação de relaxamento do corpo. Além disso, alguns estudos comprovam que, por reduzir a ansiedade, também pode ser utilizada no tratamento de doenças como transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Inegavelmente, por ser eficaz no combate a insônia, e por se configurar como um calmante natural, é aliada natural no combate à oscilações de humor. Devido às suas propriedades sedativas e relaxantes, também é indicada para combater sintomas decorrentes do estresse, como enxaquecas, hiperatividade e arritmia cardíaca.

Pesquisas desenvolvidas mostraram que a Valeriana é um fitoterápico tradicional para o sono, com funções contra os sintomas de ansiedade, insônia, estresse e agitabilidade. Um estudo de 2021 concluiu que a planta medicinal reduz a latência do sono e aumenta sua qualidade.

Referências:

1. PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª edição. 1998.2. GONÇALVES, Sara; MARTINS, Ana Paula. Valeriana officinalis. 2006.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email