Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Vitex Agnus-Castus DNTRO

Biodiversidade

Vitex Agnus-Castus

Nome cientifico: Vitex agnus-castus L., Vitex agnus S., Vitex integra M., Vitex latifolia M., Vitex lupinofolia S., Vitex robusta L., Vitex sinuata M., Vitex verticillata L.
Nome popular: Agno casto, Árvore da Castidade, Pimenta do Monge, Gatileira Comum, Liamba, Pimenteira, Chasteberry.

O Vitex Agnus-Castus é uma planta nativa da Europa mediterrânea e Ásia Central, pertencente à família Verbenaceae. Atualmente, sobretudo, vem sendo difundida na medicina por seus benefícios terapêuticos hormonais, principalmente para as mulheres.

O Vitex Agnus-Castus L. popularmente conhecido no Brasil como Árvore da Castidade e Pimenta do Monge, tem uma longa aplicação medicinal para a saúde feminina, especialmente indicado para questões menstruais, ansiedade, insônia, vertigens e transtornos gastrintestinais. Nesse sentido, agindo principalmente na mediação e normalização das funções da glândula pituitária, ou hipófise.

Certamente a hipófise desempenha, entre outras funções, a regulação do metabolismo, crescimento, ciclo menstrual, produção de óvulos e espermatozoides e de corticoides naturais. Resultando, principalmente, em um equilíbrio na produção de hormônios, especialmente do hormônio chamado progesterona, o regulador do ciclo menstrual feminino. Portanto, sua ingestão pode auxiliar em casos de menstruação irregular e dolorosa. Certamente, o Vitex Agnus-Castus também ajuda a regular outros desequilíbrios hormonais, amenizando sintomas da TPM, e apresentando ações positivas no que diz respeito a endometriose e normalização do organismo após o uso descontinuado de pílulas anticoncepcionais.

Desse modo, estudos comprovaram sua eficácia em problemas menstruais, produzindo efeitos no sentido de barrar a liberação do Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e estimular a produção do Hormônio Luteinizante (LH). Visto que, aumentam o nível de progesterona normalizando a prolactina. Consequentemente, o Vitex agnus-castus L. pode atenuar os sintomas da TPM, como por exemplo cólicas, sensibilidade nos seios, dores de cabeça, humor e irritabilidade. Além, sobretudo, de regular o ciclo menstrual e acalmar manifestações de ansiedade ou insônia.

Referências:

1. ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos. Ed. Corpus, 2004.2. COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. 2ª ed, Cejup, 1994.3. LORENZE, H., Mattos, F.J.A., Plantas Medicinais no Brasil – nativas e exóticas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2002.4. ISAIA, C. F. Estudo de revisão da eficácia clínica do Vitex agnus-castus na saúde feminina. Revista Fitos, v. 3, n. 02, p. 43-50, 2007.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email