Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Yam Mexicano Dntro

Biodiversidade

Yam Mexicano

Nome cientifico: Dioscorea villosa L.
Nome popular: Yam Mexicano, Inhame Selvagem, Cará.
O Yam Mexicano é uma planta oriunda da América do Norte, pertencente à família Dioscoreaceae. Também conhecido como inhame mexicano ou inhame selvagem, sua composição química atribui diversas propriedades farmacológicas relacionadas ao sistema imune, digestivo e hormonal.

O Yam Mexicano é uma planta trepadeira, oriunda de diversos países de clima tropical, especialmente no México onde de 1950 até o final dos anos 70, serviu como única fonte de hormônios sexuais para a produção de pílulas anticoncepcionais. Seus princípios ativos incluem a diosgenina, considerada um precursor hormonal natural, saponinas, alcalóides, taninos, mucilagens, sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), amido, beta caroteno, sódio e potássio, entre outros.

O Yam Mexicano ajuda na digestão pois, é usado para tratar vários problemas digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável, cólicas e flatulência. Utilizada e indicada para tratar problemas reumáticos, dores flatulentas, câimbras, e síntese de hormônios. Outra ação relevante consiste no seu efeito antiespasmódico, potencialmente diminuindo cólicas ou espasmos e em dores que ocorrem nas síndromes da menopausa.

Um dos seus principais usos é no tratamento de problemas reprodutivos femininos, como cólicas menstruais, desequilíbrios hormonais e menstruação irregular. Também é usado como regulador natural dos hormônios femininos, e frequentemente adicionado a cremes para amenizar ondas de calor, secura vaginal e perda da libido, além de funcionar como tônico uterino.

O Yam Mexicano contém uma grande concentração de antioxidantes. Os antioxidantes são importantes para combater os radicais livres e evitar doenças, como por exemplo, câncer e problemas circulatórios. Além disso, os antioxidantes também ajudam na desintoxicação do corpo.

Referências:

1. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª. Edição. Buenos Aires: ISIS Ediciones, 1998.2. DO MONTE-GUEDES, Cinthia Karla Rodrigues. Inhame (Dioscorea sp.): alimento funcional?. Rev Bras Plantas Med/Braz J Med Plants, v. 21, p. 290-299, 2019.

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email