Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

3 ativos naturais para aumentar a libido feminina

A natureza nos oferece diversos ativos que podem ser úteis para manter a libido feminina em alta. Neste artigo, apresentaremos três deles: a maca, o ginseng coreano e a mucuna. Veja como eles podem ajudar e onde são encontrados

A falta de desejo sexual é motivo de angústia e conflitos. Nos estudos focados no público brasileiro, a prevalência desse tipo de condição varia de 11% a 75% e é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens8. Seja por questões psicomocionais, sociais ou médicas, a falta de desejo sexual pode interferir nos relacionamentos interpressoais, autoestima e bem-estar¹.  

Veja como aumentar a libido feminina com trẽs soluções naturais seguras e eficazes. Discutiremos seus benefícios e como incorporá-las em sua rotina para agir na recuperação da vitalidade necessária para uma vida íntima mais plena. 

Libido feminina

Mais do que uma mera função biológica reprodutiva, a sexualidade é uma experiência humana que engloba o prazer, identidade, afetividade, intimidade e aspectos físicos, socioculturais, emocionais e cognitivos². A libido baixa pode ser consequência ou causa de outros sintomas que interferem no equilibrio de corpo. 

O que afeta a libido da mulher

Podem ser vários os fatores que influenciam no desejo sexual e libido da mulher. Algumas possíveis causas, com base em queixas nos consultórios brasileiros e estudos quantitativos, são 8

  • Tratamento medicamentoso; 
  • Histórico de abuso sexual; 
  • Ansiedade; 
  • Doenças; 
  • Alterações hormonais; 
  • Inibições sexuais; 
  • Fatores relacionais. 

Além disso, vale destacar que o desejo sexual é um fenômeno complexo que compreende diferentes dimensões culturais incluindo gênero, raça, classe social, educação, crenças, moralidade, etc.  

Como aumentar a libido feminina

como-aumentar-libido-feminina-2
Propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas presentes na maca peruana conferem uma maior libido e desempenho sexual para  homens e mulheres

O tratamento hormonal costuma ser o mais procurado para aumentar a libido da mulher, como a reposição de testosterona. No entando, cada corpo reage de uma forma diante desse tipo invasivo de terapia. Além disso, a falta de estudos assertivos sobre segurança do uso da testosterona a longo prazo em mulheres levanta diversas hipóteses como riscos cardiovasculares vinculados a eventos tromboembólicos, hepatopatias e possibilidade do surgimento de alguns tipos de câncer³.   

Como efeito, soluções encontratadas na natureza são alternativas mais seguras e acessíveis para mitigar esse problema. No entanto, as pesquisas com mulheres são bem escassas, podendo evidenciar um possível tabu em relação à sexualidade feminina, que vem de uma cultura patriarcal e machista4_8. 

A seguir, conheça três ativos que atuam para melhorar a libido da mulher, intensificando as respostas aos desejos físicos e estímulos sexuais no corpo, por sua ação afrodisíaca e de vitalidade. Todos são ingredientes da fórmula Libido Mulher, da DNTRO

1. Maca Peruana

Lepidium meyenii (Maca Peruana) é uma espécie de raiz andina. Algumas das plantas mais relevantes relacionadas a esse ativo são: colza, mostarda, nabo, repolho e agrião. Tradicionalmente, a maca é tida como um ingrediente capaz de melhorar a fertilidade4

A macaridina, macamidas e alcaloides, cujas propriedades são estimulantes, tônicas e antidepressivas, presentes na maca conferem uma maior libido e desempenho sexuall para  homens e mulheres4. Ela ainda pode auxiliar na diminuição dos sintomas da menopausa, bem como na melhora da disfunção sexual associada ao climatério5

2. Ginseng Coreano

Verdadeiro elixir da longevidade e vitalidade, o ginseng é considerado uma potência para a saúde de todos.  O ativo está  presente na raiz da planta Panax e tem sido usado como uma opção natural para melhorar o bem-estar geral, restaurar o equilíbrio do corpo, reduzir  estresse, aumentar a energia e fortalecer o sistema imunológico 4

Quanto ao aumento da libido feminina, ele está associado à melhora da função sexual na menopausa, agindo particularmente na excitação e sem apresentar efeitos adversos significantes7. Portanto, uma opção atraente para manter e melhorar a função sexual. 

3. Mucuna

Para aumentar a libido feminina, o ginseng e a maca são os ativos naturais mais pesquisados. Há uma série de estudos que analisam o comportamento dos ingredientes no corpo de animais e humanos. Com menos investigações, temos a mucuna, que também reserva efeitos afrodisíacos. 

Mucuna é uma leguminosa nativa de regiões tropicais e se assemelha ao grão de café, por isso pode ser conhecida no Brasil como “fava café”, “feijão café” ou “café do Mato Grosso”. Suas propriedades funcionais envolvem efeitos antioxidantes, analgésicos, anti-inflamatórios, anabólicos, imunomoduladores e melhorias na agilidade e coordenação6

Por fim, não deixe de perceber se há uma mudança brusca em seu desejo sexual e se ela acompanha outros sintomas que podem indicar alguma condição de saúde. Converse com seu médico.  

Referências

  1. FERREIRA, A. L. C. G. et al. Disfunções sexuais femininas. FEMINA, Rio de Janeiro, v. 35, n. 11, 2007. 
  1. PHILLIPS, N. A. Female sexual dysfunction: evaluation and treatment. Am Fam Physician. 2000. 
  1. Reis, S.L.B., Abdo, C. H. N. Benefits and risks of testosterone treatment for hypoactive sexual desire disorder in women: a critical review of studies published in the decades preceding and succeeding the advent of phosphodiesterase type 5 inhibitors. Clinics (São Paulo). 2014. 
  1. TEIXEIRA, Ana Thalia Ribeiro de Castro; VALE, Brenda de Oliveira Carvalho do. Análise dos efeitos afrodisíacos do Ginseng e da Maca Peruana na sexualidade-uma revisão de literatura. 2021. 
  1. ALONSO, J., Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004. 2. FERRO, VICENTE DE OLIVEIRA. “Fundamentals of pharmacognosy and phytotherapy.” Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, USP, 2004. 
  1. ZAHRA, Walia et al. Neuroprotection by Mucuna pruriens in Neurodegenerative Diseases. Neurochemical Research, p. 1-14, 2022. 
  1. KYUNG-JIN, O. et al, Effects of Korean Red Ginseng on Sexual Arousal in Menopausal Women: Placebo-Controlled, Double-Blind Crossover Clinical Study, The Journal of Sexual Medicine, Volume 7, 2010. 

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email