Biodiversidade brasileira unida √† sa√ļde e bem estar

Saiba como se acalmar relaxando e equilibrando seu organismo

Encontre o equil√≠brio e bem-estar atrav√©s de pr√°ticas de relaxamento e plantas medicinais ‚Äď saiba como reduzir os sintomas de estresse e cuidar da sua sa√ļde, principalmente a mental.

O bem-estar emocional precisa de mais aten√ß√£o especial dos brasileiros. Segundo a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS), 2019, o Brasil √© o pa√≠s com maior n√ļmero de pessoas ansiosas no mundo, com 18,6 milh√Ķes afetadas pelo transtorno¬Ļ. Saber como se acalmar e equilibrar o organismo √© uma forma de prevenir ou mitigar esse e outros problemas. 

Apenas um corpo e mente tranquilos criam condi√ß√Ķes para se viver com qualidade de vida. Neste artigo, vamos discutir sobre as causas e consequ√™ncias do desequil√≠brio provocado pelo estresse, al√©m de apontar um caminho de h√°bitos e alternativas saud√°veis para tranquilizar a mente.  

Por que e como tranquilizar a mente

O corpo humano depende de tranquilidade para funcionar plenamente. Isso porque um corpo e mente estressados afetam partes fundamentais para o funcionamento de nosso organismo, veja alguns exemplos. 

Sistema respirat√≥rio¬≤: estresse e emo√ß√Ķes fortes podem apresentar sintomas respirat√≥rios, como falta de ar e respira√ß√£o r√°pida, pois as vias a√©reas entre o nariz e os pulm√Ķes se contraem.  

Sistema cardiovascular¬≤: o estresse agudo (como um tr√Ęnsito inesperado quando voc√™ est√° atrasado para um compromisso) aumenta momentaneamente a frequ√™ncia card√≠aca e eleva a press√£o sangu√≠nea. J√° em um contexto de estresse cont√≠nuo de longo prazo, pode-se aumentar o risco de hipertens√£o, ataque card√≠aco ou derrame. 

Sistema end√≥crino¬≤: os n√≠veis elevados de horm√īnios relacionados ao estresse t√™m sido associados ao desenvolvimento futuro de in√ļmeras condi√ß√Ķes de sa√ļde f√≠sica e mental, incluindo fadiga cr√īnica, dist√ļrbios metab√≥licos (por exemplo, diabetes, obesidade), depress√£o e dist√ļrbios imunol√≥gicos. 

Sistema gastrointestinal¬≤: o estresse pode afetar a comunica√ß√£o c√©rebro-intestino e desencadear dor, incha√ßo e outros desconfortos intestinais. 

Sistema reprodutor¬≤: no corpo masculino, o estresse cr√īnico pode afetar a produ√ß√£o de testosterona, resultando em um decl√≠nio no desejo sexual ou na libido e pode at√© causar disfun√ß√£o er√©til ou impot√™ncia. J√° no feminino, ele gera irregularidades no ciclo menstrual e tamb√©m afeta a libido.  

Podemos notar como se acalmar √© interessante para o corpo humano como um todo. Uma situa√ß√£o que deixe os nervos √† flor da pele √© comum, mas se isso se tornar um problema recorrente ou muito intenso pode acarretar condi√ß√Ķes de sa√ļde s√©rias.  

Como relaxar o organismo

Existem v√°rias formas de relaxar o corpo, dependendo das prefer√™ncias e necessidades individuais. Algumas t√©cnicas comuns e f√°ceis de serem inclu√≠das na rotina s√£o: 

  • Pr√°ticas de respira√ß√£o‚Āī: A respira√ß√£o profunda e controlada pode ajudar a reduzir a frequ√™ncia card√≠aca e a tens√£o muscular, promovendo a sensa√ß√£o de calma. 
  • Medita√ß√£o‚ĀĶ: A medita√ß√£o envolve a pr√°tica de focar a mente em um objeto ou pensamento espec√≠fico, ajudando a reduzir a ansiedade e promovendo a sensa√ß√£o de relaxamento. 
  • Yoga¬≥: A pr√°tica do yoga combina exerc√≠cios f√≠sicos, t√©cnicas de respira√ß√£o e medita√ß√£o, ajudando a promover a sensa√ß√£o de relaxamento e bem-estar. 
  • Exerc√≠cios f√≠sicos‚ĀĶ: A pr√°tica regular de atividades f√≠sicas pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, al√©m de melhorar a sa√ļde f√≠sica e mental como um todo.  

Ainda, no pr√≥ximo t√≥pico vamos explorar componentes que podem mostrar como se acalmar de forma natural e pr√°tica.  

Como a natureza pode ajudar a relaxar

A proximidade com a natureza tem sido proposta como uma solu√ß√£o para alcan√ßar o relaxamento fisiol√≥gico e a recupera√ß√£o do estresse, mesmo que s√≥ a partir da observa√ß√£o‚Ā∂. Apenas estar em contato com o meio ambiente pode tanto tranquilizar a mente como relaxar o corpo ao diminuir a press√£o arterial e reduzir os n√≠veis de horm√īnios do estresse. 

Com efeito, plantas e flores podem trazer benef√≠cios para a sa√ļde mental e emocional. A  lavanda‚Āł, o jasmim‚ĀĻ e a camomila‚Ā∑ s√£o famosos por possu√≠rem propriedades relaxantes e poderem ser utilizadas em ch√°s, √≥leos essenciais ou sach√™s. No entanto, a aten√ß√£o precisa ser duplicada quanto √† proced√™ncia dessas subst√Ęncias. 

Indicado para momentos de alta demanda mental ou f√≠sica, temos tamb√©m a f√≥rmula Tranquilidade, nosso produto que oferece sensa√ß√Ķes pac√≠ficas e amenas, preservando a capacidade produtiva. O composto 100% natural conta com mulungu¬Ļ‚Āį e magn√≥lia¬Ļ¬Ļ, ingredientes antiestresse e ansiol√≠ticos. 

Para concluir, agora que voc√™ j√° sabe como se acalmar, alertamos que um psic√≥logo licenciado pode ajud√°-lo a identificar os desafios e gatilhos que afetam sua vida di√°ria e encontrar maneiras de ajud√°-lo a melhorar seu bem-estar mental geral em casos de estresse agudo ou cr√īnico.

Referências

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