A noite sempre chega, mas nem sempre ela vem acompanhada da qualidade do sono. Quando não se tem um momento de repouso satisfatório, seja em um episódio ou em vários, é preciso lidar com consequências que afetam nossa saúde.
Quem nunca teve o humor e atenção afetados após uma noite maldormida? Então, para manter a qualidade de vida, saiba por que e como ter um descanso noturno reparador.
Como melhorar o sono?
Nosso organismo é uma máquina de funcionamento megacomplexo, a ponto de se passarem anos e anos de estudos que buscam entender melhor o seu desempenho em diferentes contextos. Não obstante, é possível achar um denominador comum em toda equação que garante a melhor performance do corpo humano: a qualidade do sono.
Seja para uma atleta, uma cozinheira, um estudante, todo indivíduo precisa ter hábitos de descanso saudáveis para se tornar sua melhor versão. Por isso, antes de procurar formas de dormir melhor, é preciso entender a importância desta rotina.
A importância de dormir bem
O sono é uma necessidade biológica fundamental para a saúde física e mental. A privação dele pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo aumento do risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Além disso, a privação de sono também pode afetar negativamente a cognição, a memória e o humor¹.
Ainda, o sono é fundamental para o bem-estar psicológico e emocional, incluindo a redução do estresse. Vale mencionar que diversos transtornos mentais costumam estar acompanhados da insônia, sendo a depressão e a ansiedade os mais importantes. Nesses casos, é preciso fazer um tratamento conjunto das comorbidades.
“Da mesma forma, já é estabelecida a associação entre insônia e piora da qualidade de vida como fator independente, assim como de prejuízo cognitivo e de performance intelectual em pacientes insones”, destaca o “Consenso Brasileiro Sobre Diagnóstico e Tratamento da Insônia”, publicado em 2021 pela Associação Brasileira de Sono².
Maneiras de melhorar a qualidade do sono
A seguir, listamos 5 práticas de como melhorar a qualidade do sono e deixar seu dia a dia mais agradável e funcional.
- Mantenha um horário regular de dormir e acordar³: Isso ajuda a ajustar o ritmo do corpo e a garantir que você esteja cansado o suficiente para dormir à noite e descansado o suficiente para que acordar não seja difícil.
- Crie uma rotina de sono: Antes de dormir, crie uma rotina que prepare o corpo e a mente para o sono, como ler um livro, tomar um banho quente ou praticar yoga. Deixe o ambiente confortável com luzes baixas e silêncio.
- Evite estimulantes antes de dormir⁴: passe longe de coisas como café, chá preto, refrigerantes com cafeína antes de dormir, pois eles podem afetar negativamente a qualidade do sono.
- Limite a exposição à tela⁵: Evite usar dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e computadores antes de dormir, pois a luz azul desses dispositivos interfere na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.
- Utilize os presentes da natureza a seu favor⁶: Valeriana, Melissa e Passiflora, por exemplo, são componentes calmantes que relaxam o corpo e favorecem o sono. Você encontra esses e outros ingredientes naturais na fórmula SOS Sono, da DNTRÓ.
Agora você já sabe como melhorar o sono e a importância de se preocupar com a qualidade do seu descanso para ter qualidade de vida e bem-estar. Caso ainda lide com problemas de insônia, não deixe de procurar um médico.
Referências:
- VAN CAUTER, Eve; LEPROULT, Rachel. The Role of Sleep in Health and Disease. Annual Review of Medicine, v. 61, p. 449-464, 2010.
- BRASIL, Associação Brasileira de Sono. Consenso brasileiro sobre diagnóstico e tratamento da insônia. 1. ed, vol. 1, São Paulo: Associação Brasileira de Sono, 2021.
- WALKER, Matthew. Why We Sleep: Unlocking the Power of Sleep and Dreams. 1. ed. New York: Scribner, 2017.
- DRAGOI, G. et al. Caffeine as a sleep disruptor in healthy adults: individual variability in response to a standardized oral dose. Journal of Sleep Research, v. 27, n. 4, p.12602, 2018.
- CZEISLER, Charles A. et al. The impact of evening exposure to blue light on sleep and circadian physiology. Sleep Medicine Reviews, v. 19, p. 6-16, 2015.
- VELOSO, Débora P. et al. Plantas utilizadas em fitomedicamentos pra os distúrbios do sono. Natureza on Line, v. 6, n. 1, p. 29-35, 2008.