Biodiversidade brasileira unida à saúde e bem estar

Cúrcuma: conheça essa especiaria que ajuda a aumentar sua imunidade

Uma planta milenar com propriedades culinárias e medicinais, reconhecida por sua ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante. Suas raízes são utilizadas como condimento e corante alimentar, revelando uma história de sabores e benefícios à saúde ao longo dos séculos

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria amplamente utilizada na culinária e na medicina tradicional. Originária do sudeste asiático, essa raiz alaranjada tem ganhado destaque por seus inúmeros benefícios à saúde, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico¹. 

Neste artigo, vamos explorar as propriedades da cúrcuma e como ela pode ajudar a reforçar suas defesas, além de outros benefícios. 

Você sabe o que é a cúrcuma?

Inicialmente valorizada por seu sabor e cor, a cúrcuma logo conquistou seu espaço no mundo da etnomedicina, revelando uma ampla gama de propriedades benéficas. Na década de 80, ela foi introduzida no Brasil, trazendo consigo seu potencial terapêutico. Essa espécie se desenvolve melhor em solos úmidos e argilosos, o que a torna perfeitamente adaptada para a maioria dos países tropicais¹.  

Sua presença é marcante na medicina Ayurveda, uma tradição indiana com mais de 6.000 anos, sendo prescrita para prevenir e controlar uma ampla gama de condições físicas, desde resfriados e infecções bacterianas até problemas hepáticos, diabetes, reumatismo e anorexia¹. Veja mais sobre os benefícios do açafrão a seguir.  

Entenda como a cúrcuma age no organismo

A cúrcuma é rica em compostos bioativos, sendo a curcumina o principal deles. A curcumina possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, que contribuem para a melhoria da saúde e prevenção de doenças. Além disso, a cúrcuma contém vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, ferro e potássio¹. Alguns benefícios que essas propriedades podem trazer para nosso organismo são: 

  • Um potencial antiviral incrível! Essa substância combate vários vírus, como HPV, gripe, hepatite B e C, adenovírus, herpes simples tipo 1 e até mesmo o HIV-1². 
  • Pode auxiliar no tratamento e prevenção de alguns tipos de câncer. A ação antioxidante e anti-inflamatória pode agir contra o câncer de cólon e mamas².  
  • Pode atuar no sistema nervoso central, com destaque para a ação antidepressiva e sobre desordens neurológicas e neurodegenerativas como a doença de Parkinson¹. 
  • Efeitos protetores contra danos causados pela luz azul. Isso indica que o extrato de cúrcuma pode ser benéfico no tratamento da degeneração macular, fornecendo proteção contra o estresse oxidativo². 
  • Pode promover melhoria da memória, proteção de comprometimento cognitivo, prevenção e proteção contra a morte celular¹. 
  • Pode reduzir níveis de glicose sanguínea, hemoglobina glicada, glicemia em jejum, e melhorar a sensibilidade à insulina². 
  • As ações antioxidantes e anti-inflamatórias dos curcuminóides também pode favorecer – e muito – a imunidade, inibindo a inflamação do organismo e diminuindo o tempo de vida de células reativas¹. 

A cúrcuma apresenta uma gama impressionante de benefícios para a saúde. Suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas contribuem para a prevenção e tratamento de doenças, o que a torna uma valiosa aliada na busca por mais saúde e bem-estar. Mas, afinal, como consumí-la? 

Inclua o consumo de cúrcuma na sua rotina

beneficios-da-curcuma-2

O pó da raiz da cúrcuma é amplamente utilizado como tempero em sopas, carnes e legumes, conferindo sabor e cor característicos. Além disso, as folhas da planta também podem ser aproveitadas na preparação de chás. No entanto, a proporção de curcumina no açafrão que conhecemos na culinária é de apenas 3% e as doses de curcumina necessárias para dar benefícios são muito altas – normalmente cerca de 1.000 mg por dia³. 

Com isso, Curcuma longa L. pode ser consumida por outros meios como pó micronizado e diferentes tipos de extratos¹. A dosagem varia de acordo com a finalidade. Os curcuminóides estão presentes em um dos nossos compostos, a fórmula Imunidade, em cápsulas, que junto de outros ingredientes contribuem na produção e eficiência das células de defesa do organismo. 

Não deixe de consultar um médico ou especialista para saber se o consumo de cúrcuma é indicado para você. Afinal, há algumas restrições para pessoas grávidas ou com determinadas doenças.  

Referências

  1. MARCHI, Juliana Pelissari et al. Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 20, n. 3, p. 189-194, 2016 
  1. DO NASCIMENTO, Pablo Rafael Serêjo; DA SILVA JÚNIOR, Edimilson Linhares; BRANCO, Alessandra Camillo da Silveira Castelo. Aplicações farmacológicas da Cúrcuma longa L. como planta medicinal: Uma revisão. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e2629108430-e2629108430, 2020. 
  1. COX, David. Does turmeric’s reputation translate into real health benefits?. The gueardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/science/2022/may/22/does-turmerics-reputation-translate-into-real-health-benefits. Acesso: 25 de maio de 2023.  

Digite abaixo o que voce procura

RECEBA 20% de desconto

FIQUE POR dENTRO DE TODAS AS NOVIDADES

*PROMOÇÃO VÁLIDA POR TEMPO LIMITADO

CADASTRE SEU E-MAIL, Ganhe descontos e receba novidades.

Cadastro newsletter Nome e email