Com uma vasta biodiversidade vegetal, o Brasil possui um potencial incrível quando se trata de descobertas terapêuticas. Dentre as inúmeras plantas com propriedades benéficas para a saúde, destaca-se a Camellia sinensis, planta responsável pela produção do chá verde, chá preto e chá oolong¹.
- Os cuidados que uma dieta vegetariana requer
- Alivie os sintomas da menopausa: autocuidado e soluções naturais
- Quer saber como ter mais energia? Encontramos na natureza algumas possibilidades
Sabia que enquanto aproximadamente três mil produtos levam o nome de chá, somente aqueles que contêm a Camellia sinensis em sua composição podem ser considerados chás “verdadeiros”¹?
Neste artigo, exploraremos os dez benefícios do chá verde para o organismo, com suas suas propriedades e como ele pode ser um aliado poderoso para a saúde e o bem-estar.
Confira algumas vantagens do consumo de chá verde e inclua-o à sua rotina!
Composto por uma miríade de substâncias benéficas, o chá verde destaca-se como um alimento funcional potencializador em nossa dieta. Ele é capaz de promover diversos benefícios para a saúde quando consumido de maneira adequada.
O chá verde é derivado da planta Camellia sinensis, e seu perfil químico é composto por catequinas, teaflavinas e flavonoides, potentes antioxidantes que conferem propriedades terapêuticas, além de vitaminas e minerais. O processo de produção do chá verde preserva os flavonoides, tornando-o um verdadeiro alimento funcional, de acordo com classificação da ANVISA.
Sua função transcende o simples prazer da ingestão, envolvendo a prevenção e o tratamento de diversas doenças¹. A seguir, confira os 10 principais benefícios do chá verde para o organismo¹:
- A presença de antioxidantes no chá verde inibe a formação de radicais livres;
- O consumo de flavonoides presentes no chá verde está associado a uma menor incidência de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, câncer, obesidade e suas comorbidades;
- O chá verde possui efeito ergogênico, melhorando o condicionamento físico e retardando a fadiga muscular em praticantes de atividades físicas de endurance;
- Os componentes do chá verde exercem efeitos protetores contra a oxidação do LDL (colesterol ruim), melhorando o perfil lipídico.
- Os flavonoides presentes no chá verde atuam contra alergias e inflamações;
- Da mesma forma, podem ajudar na prevenção de viroses, gripes e resfriados;
- O chá verde demonstrou atividade antimicrobiana, auxiliando na prevenção de cáries.
- Estudos mostram que o chá verde estimula a termogênese e a oxidação de gordura corporal, sendo estudado como um mecanismo de controle de peso.
- A ação antioxidante do chá verde previne o envelhecimento da pele.
- A ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória do chá verde colabora para a desintoxicação do organismo. Por isso, ele é um dos ingredientes da fórmula Detox, que auxilia no processo que elimina as toxinas e radicais livres do corpo.
O consumo desse poderoso funcional pode, a longo prazo, aumentar a qualidade e expectativa de vida das pessoas. Saiba como ele deve ser preparado para manter as propriedades benéficas.
Como tomar chá verde?
Uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual de Maringá, em 2010, indica a melhor forma de se consumir o chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica) para aproveitar ao máximo seus atributos².
Concluiu-se que o tempo ideal de infusão deve ser de pelo menos 5 minutos, com agitação leve e preferencialmente usando as folhas soltas, pois os sachês reduzem a extração dos compostos bioativos. Além disso, foi observado que volumes maiores de água proporcionam uma extração mais eficiente².
O mais interessante, no entanto, é que a bebida preparada mostrou-se uma verdadeira campeã da estabilidade! Ela pode ser armazenada na geladeira ou em temperatura ambiente por até 24 horas, mantendo intactos os seus principais compostos e propriedades antioxidantes². Agora, você pode preparar seu chá e aproveitá-lo ao longo do dia, seja gelado ou quentinho, garantindo uma dose revigorante de saúde e sabor.
Quanto chá verde devo tomar?
Para obter resultados positivos, é recomendável que o chá verde seja consumido diariamente, mas não há uma hora fixa para desfrutar dessa bebida revitalizante. Para aqueles que praticam atividades físicas, é aconselhável ingerir o chá antes do exercício³.
Mas, para aqueles que têm dificuldades para dormir, é melhor evitar o consumo de chá verde durante a noite, especialmente nas três horas que antecedem o horário de deitar, devido à presença de cafeína na composição. Afinal, queremos evitar qualquer estímulo indesejado quando a cabeça atinge o travesseiro.
Por fim, escolha o momento adequado para desfrutar dessa bebida revigorante e aproveite os benefícios que o chá verde pode proporcionar à saúde e ao bem-estar. Seja antes do exercício para impulsionar seu desempenho ou durante o dia para obter um impulso energético, o chá verde é um aliado versátil que se adapta às suas necessidades. Consulte seu médico para verificar a melhor forma de incluí-lo em sua rotina.
Referências
- SAIGG, Nayane Lins; SILVA, Maria Claudia. Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana. Universitas: Ciências da Saúde, v. 7, n. 1, p. 69-89, 2009
- NISHIYAMA, M. F. et al. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Food Sci. Technol., v. 30, supl. 1, p. S169-S176, 2010
- MORAES, Isabela.Os benefícios do chá verde. Revista Espaço Aberto, Universidade de São Paulo. Ed. 135. Fevereiro 2012 Disponível em: https://www.usp.br/espacoaberto/?materia=os-beneficios-do-cha-verde. Acesso: 24 de maio de 2023.