Em um mundo cada vez mais agitado e repleto de estímulos, o nosso corpo acumula toxinas que podem prejudicar a saúde – seja um feriado de bebedeira, uma semana de fast food ou estresse e poluição – as consequências chegam e fazem você se perguntar como desintoxicar o organismo para poder viver melhor.
Primeiramente, já adiantamos que a solução não é nenhuma dieta milagrosa. Hábitos saudáveis contribuem para o pleno funcionamento do organismo e para o cuidado com o corpo o ano inteiro. Ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre a importância de desintoxicar o corpo e como fazer isso na prática.
Por que é preciso desintoxicar o corpo?
Desintoxicar o corpo é importante porque, ao longo do tempo, acumulamos diversas substâncias tóxicas no organismo. Elas são provenientes de alimentos, produtos químicos, poluentes, medicamentos e outros fatores e podem causar danos ao corpo, levando a sintomas como cansaço, falta de energia, dores de cabeça, problemas de pele, alergias, entre outros.
Podemos dizer que nosso organismo é realmente como um computador que fica sobrecarregado de arquivos e precisa passar por uma limpa de tempos em tempos para poder funcionar e atender as necessidades cotidianas com agilidade.
Ao desintoxicar o organismo, nos livramos de parte das toxicidades, permitindo que o corpo funcione de maneira mais eficiente – sem panes! Essa atitude pode contribuir para o aumento da energia, melhora da digestão, redução de inflamações, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios.
A importância do processo digestivo
Não tem como desintoxicar o organismo sem cuidar da saúde gastrointestinal. O processo digestivo é responsável pela absorção de nutrientes e um dos responsáveis pela eliminação de toxinas do corpo. Logo, quando não está funcionando corretamente, pode comprometer a saúde como um todo e levar à comorbidades.
Por exemplo, quando comemos certos alimentos, sobrecarregamos o organismo, que precisa trabalhar muito mais para eliminar essas substâncias³. São eles:
- alimentos ultraprocessados;
- itens ricos em açúcares;
- gorduras saturadas;
- aditivos químicos em excesso.
Isso pode levar a sintomas como inchaço, gases, constipação, diarreia, facilitar surgimento de intolerâncias alimentares e até favorecer diabetes e hipertensão.
Vale lembrar que problemas intestinais, como constipação, diarreia e síndrome do intestino irritável, são cada vez mais comuns no Brasil, afetando quase 20% da população com mais de 18 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE em 2019¹.
De qual modo podemos desintoxicar o organismo
Sabe-se que o corpo tem sua própria forma de eliminar toxinas, principalmente pelos rins e fígado. No entanto, nada nos impede de dar uma forcinha e garantir que tudo está sendo eliminado como deve. Para isso, basta adotar algumas boas práticas no dia a dia para manter o organismo fazendo bem o seu trabalho².
A fórmula Detox, da DNTRÓ, melhora a eficiência do processo de eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo. A composição 100% natural conta com cúrcuma, ingrediente com funções antioxidantes e anti-inflamatórias, além de outros presentes da natureza, como a cavalinha⁶ e o chá verde⁷, poderosos diuréticos.
Além disso, podemos considerar alguns hábitos benéficos que ditam como desintoxicar o organismo de maneira orgânica. São eles:
- Evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em conservantes e aditivos químicos, que podem sobrecarregar o organismo⁴;
- Dispor de um descanso noturno estável, com boa qualidade e rotina de sono;
- Ingerir quantidades adequadas de água e/ou líquidos durante o dia, para manter a saúde digestiva e hidratação;
- Manter uma alimentação rica em fibras e nutrientes, o que ajuda a manter o intestino em bom funcionamento;
- Buscar eliminar ou diminuir o consumo de álcool e tabaco;
- Praticar regularmente exercícios físicos e controle de estresse também são fatores relevantes.
Esperamos ter tirado as suas dúvidas sobre como desintoxicar o organismo. Agora você está um passo mais próximo de uma vida saudável e equilibrada, como deve ser. Seja feliz usufruindo dos benefícios de um corpo capaz de se livrar de toxinas e impurezas ao manter esses hábitos o ano todo.
Referências
- IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9160-pesquisa-nacional-de-saude.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 15 de fev. de 2023.
- RUBIO, M. A. Dietas detox: mito ou verdade? Sustentarea, [S.l.], 04 jan. 2017. Disponível em: https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2017/01/04/dietas-detox-mito-ou-verdade/. Acesso em: 15 fev. 2023.
- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição : material de apoio para profissionais de saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/desmistificando_duvidas_alimentacao.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023
- Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (SP-MS). Alimentos ultraprocessados: você sabe o que está comendo? São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.cren.org.br/blog/2018/05/17/alimentos-ultraprocessados/. Acesso em: 16 fev. 2023.
- BHUTANI, Mohit Kumar; BISHNOI, Mahendra; KULKARNI, Shrinivas K. Anti-depressant like effect of curcumin and its combination with piperine in unpredictable chronic stress-induced behavioral, biochemical and neurochemical changes.
- CARNEIRO, Danilo Maciel et al. Avaliação da atividade diurética e segurança do uso da Equisetum arvense L.(Cavalinha) em humanos saudáveis. 2012.numeros
- SAIGG, Nayane Lins; SILVA, Maria Claudia. Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana. Universitas: Ciências da Saúde, v. 7, n. 1, p. 69-89, 2009.