Se você já pesquisou sobre alimentação saudável, provavelmente já encontrou estudos sobre o ômega 3 (ácido graxo que não é produzido pelo organismo). Porém, o consumo desse suplemento alimentar pode causar dúvida, ainda mais se não há familiaridade com o tema. O que é? Quais são os benefícios do ômega 3 e como consumir no dia a dia?
- Como ter mais disposição para as tarefas da sua rotina
- Os cuidados que uma dieta vegetariana requer
- Como reforçar a imunidade e o equilíbrio do corpo de maneira natural
Sabemos que o peixe é a principal fonte de ômega 3 para o organismo e uma dieta que inclui peixes gordurosos (com mais de 5% de gordura), entre outros alimentos de origem vegetal, podem ajudar na saúde do coração¹.
Neste sentido, estudos populacionais descobriram que as pessoas que comem regularmente peixe gordo têm um risco menor de doenças cardíacas em comparação com aquelas que não comem peixe¹.
Entre os benefícios do ômega 3 para a saúde estão: a melhora da síndrome metabólica; a diminuição da obesidade abdominal; resistência à insulina, à dislipidemia (níveis elevados de lipídios, ou seja, gorduras no sangue) e à hipertensão, com menos risco de doença cardiovascular; melhora nos sintomas da depressão; redução de peso e de doenças inflamatórias².
A boa notícia é que, hoje, já é possível consumir ômega 3 em forma de cápsulas. Por isso, a seguir, saiba mais sobre as propriedades do ômega 3, benefícios para saúde e como inserir na rotina de forma prática.
Propriedades do ômega 3
Existem três tipos de ômega 3. Conheça³:
- Ácido alfa-linolênico (ALA): encontrado em fontes vegetais como óleo de canola, linhaça e nozes;
- Ácido docosahexaenóico (DHA): encontrado em peixes e óleo de peixe;
- Ácido eicosapentaenóico (EPA): assim como o DHA, é encontrado em peixes e óleo de peixe:
Embora esses três tipos de ômega 3 tragam benefícios para saúde do coração, o EPA e o DHA encontrados em peixes gordurosos têm um efeito mais direto do que o ALA. Ainda assim, os especialistas recomendam que tanto os peixes como o ômega 3 vegetal façam parte de uma dieta saudável¹.
Extraído de microalgas, o ômega 3 vegano é uma das fontes mais puras e sustentáveis desse nutriente essencial. A suplementação desse bioativo com as cápsulas veganas de ômega 3 traz benefícios para a saúde de forma geral.
A princípio, o destaque vai para o DHA, um dos tipos de ômega 3 que nosso corpo não produz e deve ser adquirido por meio da alimentação ou suplementação.
O DHA desempenha um papel fundamental na saúde ocular e na função cerebral, melhorando a memória, a concentração e a clareza mental. Essas cápsulas também previnem o risco de problemas oculares relacionados à idade, como a degeneração macular.
O ômega 3 também traz vantagens para o coração e o sistema cardiovascular. Os ácidos graxos ômega 3 auxiliam na redução dos níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim (LDL), contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, hipertensão arterial e ataques cardíacos.
Por fim, entre os benefícios do ômega 3 vegano está o fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a capacidade do organismo de combater infecções e doenças.
Benefícios do ômega 3 para a saúde
Como contamos, o ômega 3 é um suplemento rico em ácidos graxos essenciais (não é produzido pelo corpo) para a saúde do coração, função cerebral e sistema imunológico. Entre seus benefícios estão:
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim (LDL);
- Melhora a memória, concentração e clareza mental;
- Auxilia na prevenção de problemas oculares;
- Fortalece o sistema imunológico.
Quantidade diária de ômega 3
Afinal, qual é a quantidade diária de ômega 3? Para que você obtenha todos os benefícios do ômega 3, sugerimos ingerir três cápsulas ao dia, ou conforme recomendado por um profissional da saúde. Lembre-se também de guardar as cápsulas de ômega 3 em local seco, sem exposição direta ao sol, em temperatura entre 15ºC e 30ºC.
Referências
- HARVARD MEDICAL SCHOOL. MATTHEW SOLAN, The story on fish and heart health, June 1, 2023. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/heart-health/the-story-on-fish-and-heart-health. Acesso em: 31 out. 2023.
- SciELO BRASIL. Fhaira Petter da Silva Stefanello, Adriano Pasqualotti e Nadir Antonio Pichler. Análise do consumo de alimentos fontes de ômega 3 por participantes de grupos de convivência. Publicação: 15 Jun 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/nkdrMFdzyVQQDSSKfb4CYXM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2023.
- CLEVELANT CLINIC. The Best Sources of Omega-3 Fatty Acids. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/the-best-sources-of-omega-3-fatty-acids/ Acesso em 31/10/2023 . Acesso em: 31 out. 2023.