O tempo é inevitável, mas o envelhecimento precoce não precisa ser. A busca pela juventude eterna tem sido um objetivo humano há séculos, e embora não possamos parar o relógio, podemos certamente desacelerar os sinais do envelhecimento.
- 6 benefícios da vitamina C e onde encontrar
- Como ter mais disposição para as tarefas da sua rotina
- 3 ativos naturais para aumentar a libido feminina
Aos 40 anos, a pele muda por causa de hormônios e colágeno reduzidos¹. No entanto, esse processo não é só sobre idade, devem ser considerados os fatores físicos, psicológicos e a saúde do indivíduo¹, bem como seus hábitos. O envelhecimento precoce é causado por diversos fatores e, neste artigo, exploraremos cinco formas inteligentes de evitá-lo, revelando segredos valiosos para manter uma pele saudável ao longo dos anos.
Envelhecimento precoce
À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por mudanças naturais que podem ser aceleradas ou desaceleradas por certos fatores. Essas mudanças ocorrem devido a alterações no nosso organismo ao longo da vida, afetando tanto a aparência quanto a função da pele¹.
O envelhecimento precoce, que é quando a pele envelhece mais rapidamente do que deveria, está fortemente ligado a fatores extrínsecos que podem ser, em certa medida, controlados, como a exposição ao sol. Esses danos causados pela luz solar se acumulam ao longo do tempo, o que significa que os efeitos negativos podem aparecer depois de um tempo, e não imediatamente¹.
Existem mais fatores externos que têm um papel importante no envelhecimento da pele. Por exemplo, fumo, álcool e os radicais livres, que são moléculas danosas, podem acelerar o envelhecimento, causando danos às células da pele¹.
Como evitar o envelhecimento precoce
Muitas vezes, o segredo para manter uma pele jovem está em nossos hábitos cotidianos. Aqui estão cinco formas comprovadas de evitar o envelhecimento precoce e abraçar a vitalidade:
- Proteção solar sempre: O fotoenvelhecimento é um dos principais fatores de envelhecimento extrínseco e se caracteriza pela exposição aos raios ultravioletas. Os raios UV são classificados em A, B e C de acordo com o comprimento de onda. Os raios UVA são importantes para sintetizar vitamina D, porém em excesso se tornam prejudiciais à pele, porque atingem os fibroblastos causando alterações na elasticidade da pele; o raio UVB é o mais prejudicial, podendo causar queimaduras e até mesmo câncer de pele; o UVC não atinge a superfície terrestre ¹.
- Evitar fumar e ingerir álcool: O alcoolismo é um dos fatores que reduzem a expectativa de vida e aceleram o envelhecimento. Assim como o cigarro, ele diminui a quantidade de antioxidantes no organismo¹.
- Alimentação saudável: Alimentos saudáveis que, por exemplo são ricos em vitaminas A, C e E, têm efeito antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo¹.
- Hidratação: Beber água de maneira adequada ajuda a eliminar toxinas do corpo, promovendo uma desintoxicação do organismo e uma aparência saudável.
- Gerenciamento do estresse: O estresse interfere no funcionamento saudável do corpo como um todo e pode comprometer o sistema imunológico. Algumas práticas que estimulam a saúde mental podem ser benéficas para evitar o envelhecimento precoce.
Como reverter o envelhecimento precoce da pele
A busca pela restauração da juventude da pele encontra apoio em estratégias eficazes para atenuar o processo de envelhecimento precoce. Entre essas abordagens, destaca-se o hábito diário e consistente de aplicar protetor solar¹.
Além de ser uma defesa contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta, o protetor solar ajuda a prevenir o surgimento de rugas, manchas e flacidez, características comuns do envelhecimento. Essa e outras atitudes listadas em nosso artigo sobre cuidados com a pele do rosto podem revelar um caminho natural para uma rotina completa de skincare, inclusive de dentro para fora.
Benefícios do açaí
Além dessas estratégias, o extrato de açaí tem ganhado destaque como um defensor natural contra o envelhecimento precoce. Rico em antioxidantes, como a Vitamina C, o açaí combate os radicais livres, protegendo as células da pele do estresse oxidativo acelerado³.
Esse superalimento não apenas promove a saúde da pele, mas também ajuda a retardar o envelhecimento celular, além de reduzir o colesterol ruim e promovendo a circulação sanguínea saudável³. Em cápsulas veganas, o extrato concentrado pode trazer resultados de forma mais controlada e prática para o dia a dia.
Ao adotar cuidados preventivos, podemos manter nosso corpo vibrante e radiante por mais tempo. Além disso, o extrato de açaí oferece um impulso antioxidante para a batalha contra os radicais livres. Lembre-se: a idade é apenas um número, mas a vitalidade do seu organismo pode ser estimulada com hábitos saudáveis.
Referências
- FERRAZ, I. N..; REIS, L. A. dos.; ASSIS, W. C..; RABELO, L. A. N..; GUIMARÃES, F. E. de O..; BRITTO, I. T. de.; REIS, L. A. dos. Impacts of extrinsic factors on early aging: A theoretical reflection. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e21210615761, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15761. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15
- HARVARD HEALTH PUBLISHING. Understanding Antioxidants. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/understanding-antioxidants. Acesso em: ago. 2023.
- SILVA, P.; BARROS, Elenita.; NASCIMENTO, T. Propriedades antioxidantes do açaí (Euterpe oleracea) na síndrome metabólica. Brazilian Journal of Food Technology, v. 21, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjft/a/3SgqmCfbZcVrvzKCkrqBq5n/?lang=pt. Acesso em: ago. 2023.