O metabolismo é um conjunto de processos químicos essenciais que ocorrem no organismo para transformar os alimentos que consumimos em energia. Existem diversas abordagens que afirmam acelerar o metabolismo para alcançar uma rápida perda de peso, porém, muitas delas podem ser agressivas e representar riscos à saúde.
- Problemas estomacais? A espinheira-santa pode ajudar
- Desintoxicar o corpo é um dos benefícios do chá de cavalinha. Saiba mais
- Conheça 10 benefícios do chá verde para o organismo
Assim, é importante evitar dietas milagrosas que prometem resultados rápidos e se concentrar em estratégias naturais respaldadas por evidências científicas. Vamos explorar abordagens que podem auxiliar no controle de peso de forma equilibrada e saudável, respeitando o funcionamento natural do corpo.
Nesse contexto, o uso de fitoterápicos, especialmente os alimentos termogênicos, surge como uma alternativa promissora para ajudar no aumento da taxa metabólica. Saiba mais sobre eles a seguir.
Como acelerar o metabolismo naturalmente
Muito se discute atualmente sobre o peso corporal adequado para se viver com bem-estar geral. As pesquisas não são conclusivas quanto a isso, mas mostram que substâncias naturais podem impactar positivamente como coadjuvantes em tratamentos contra a obesidade, por exemplo, com destaque para alimentos considerados termogênicos¹.
Os alimentos termogênicos demandam um maior esforço do organismo durante o processo de digestão, resultando em um aumento do gasto energético. Devido a essa maior demanda de energia, o metabolismo pode acelerar, elevando a temperatura corporal e potencialmente contribuindo para a regulação do peso corporal¹.
Quanto maior a quantidade de energia para ser digerida, maior é o potencial termogênico do alimento. Esses alimentos se destacam devido ao seu potencial de acelerar o metabolismo a partir da ativação de catecolaminas, enzimas digestivas e da beta-oxidação mitocondrial, desencadeando a queima calórica².
A pimenta vermelha, a canela, o gengibre e o hibisco (um dos ingredientes da fórmula Peso) são alguns dos termogênicos mais populares¹-². O emprego de termogênicos como cafeína e pimenta na dieta são considerados aceleradores eficazes em relação ao decréscimo de gordura corporal, podendo atingir um aumento da reação metabólica do corpo de até 10,8%².
Muitos estudos têm dado enfoque para a Camellia sinensis, sendo comprovado o seu atrativo efeito termogênico devido a presença da cafeína o que acarreta a oxidação da gordura corpórea e o conseguinte emagrecimento². Além dela, o guaraná é uma das plantas mais ricas em cafeína, correspondendo a aproximadamente 3-6% do fruto e se mostra também uma potência nessa ação.
Beneficios do guaraná
Apesar de ser conhecido por oferecer mais energia e disposição a quem consome, o guaraná também é um potente termogênico e possui outras vantagens. Alguns dos benefícios do guaraná são:
- Controle de peso³;
- Alívio de fadiga e fraqueza4 ;
- Redução de sintomas de depressão4 ;
- Melhora do apetite 5 ;
- Melhora de cefaléia e enxaqueca 5 ;
- Propriedades antioxidantes 5 ;
- Excitação intelectual 5.
O guaraná, ou Paullinia cupana, é muito mais do que apenas uma fonte de energia. Seus benefícios vão além de estimular o corpo, abrangendo uma variedade de aspectos da saúde e do bem-estar. Desde o auxílio no controle de peso até o alívio da fadiga e sintomas de depressão, passando por melhorias no apetite, cefaleia e enxaqueca, o guaraná apresenta um potencial significativo para contribuir com a qualidade de vida.
Como incorporar o guaraná no cotidiano
A Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos recomenda o consumo de 0,5 a 2g do pó de guaraná utilizado puro ou diluído em água 1x ao dia4. No entanto, sem dúvidas, a forma mais prática de incorporar esse poderoso agente na rotina é por meio de cápsulas de guaraná que concentram o extrato puro do fruto, extraído de maneira controlada e com segurança certificada.
Independentemente de como, é importante lembrar que o consumo moderado de fitoterápicos é fundamental, sempre respeitando as necessidades individuais e orientação de um profissional de saúde.
Referências
- Padilha, C. B., Tondin, C. B., Scwingel, I., Godoy, S., & Varela, Q. D. (2013). Termogênicos naturais na diminuição da obesidade e prevenção do diabetes mellitus tipo II. Anais – I Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG.
- Lima, E. S., Ribeiro, D. G., Jesus, E. B. A., Feitosa, M. A. S., Coelho, M. C. C., Silva, Y. G. C., & Neto, A. C. O. (2021). Alimentos termogênicos no controle da obesidade: revisão integrativa da literatura [Thermogenic foods in the control of obesity: integrative literature review]. Brazilian Journal of Health Review, 4(3), 9610-9625
- Boozer, C. N., et al. (2001). An herbal supplement containing Ma Huang-Guarana for weight loss: a randomized, double-blind trial. International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders, 25(3), 316-324.
- Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 4ª edição. São Paulo: ANVISA, 2019.
- MIRANDA, Márcia Vilhora; METZNER, Barbara Susanne. Paullinia cupana: revisão da materia médica. Revista de Homeopatia, v. 73, n. 1/2, p. 1-17, 2010.